top of page

Importância da tonificação da pele. Tónico Facial DIY


Porquê usar tónicos ??

Os tónicos faciais foram inseridos no ritual de limpeza da pele para ajudar a recuperar o ph natural após produtos de limpeza facial , como sabonetes, que normalmente têm um PH mais alcalino ( acima de 7) que perturbam o manto ácido da pele.

O manto ácido é essencial para a barreira protectora da pele. Neutraliza agressores à base de alcalinos (tais como os tensioactivos abrasivos), inibe o crescimento de bactérias, restaura e mantém o ambiente ácido ideal para a flora natural da pele prosperar.Se o pH da pele sobe para alcalino, o seu equilíbrio natural é perturbado. Os lipídios epidérmicos essenciais não podem ser sintetizados e a pele perde água e seca. Nesta condição, a camada exterior da pele (ou epiderme) já não é capaz de funcionar como uma barreira de protecção.

Os tónicos faciais são mais ácidos ( um pH de cerca de 3-4) e ajudam assim a restaurar o pH natural da pele após a lavagem. Contudo, os cosméticos de hoje em dia já são menos alcalinos e alguns argumentam que os tónicos são desnecessários, contudo os tónicos são também fonte de tonificação da pele, tornando-a mais elástica, ajudando assim nos sinais do natural amadurecimento dela e serve também para fechar os poros após a lavagem da pele, ajudando assim a controlar os níveis de oleosidade e a mante-la mais limpa.

Apesar de ser importante, na nossa opinião a utilização de tónicos faciais, deve sempre ter-se em atenção tudo o que seja agressor á pele e como tal aconselhamos a verificar se os tónicos que usa contém ingredientes químicos que possam ser agressivos. Nesses casos, estará a prejudicar ao invés de ajudar a sua pele.

DIY Tónico Facial

Ingredientes:

Água destilada

Vinagre de Sidra

Rácios:
Para peles sensíveis: Misture 1 medida de vinagre de sidra para 4 medidas de água.
Para pele normal/pele seca: Misture 1 medida de vinagre de sidra para 2 medidas de água.
Para pele oleosa: Misture 1 parte de vinagre de sidra para 1 parte de água.

* As Medidas são a que escolher ( uma colher sopa, uma chávena...)

Direcções: Misture os ingredientes e coloque numa garrafa de vidro ou garrafa de spray. Pode mante-lo no frigorífico para intensificar a eficiência a fechar os poros pois estará mais frio. Utilize a seguir a lavar a cara e deixe secar, hidrate a seguir.

Porquê Vinagre de Sidra?
O vinagre de sidra/maçã é simplesmente um subproduto da fermentação de maçãs.
As maçãs são cheias de potássio, pectina, ácido málico e de cálcio, e a fermentação delas fortifica as suas propriedades ainda com mais ácidos benéficos e enzimas . Embora possa parecer estranho colocar vinagre de maçã na cara, é anti-séptico e anti-bacteriano, que é um bônus adicional ao lidar com infecções de pele e condições como acne e eczema. Além que é um ingrediente que normalmente se têm em casa e é fácil de encontrar.
Esta não é a receita do Nosso Tónico.


1.096 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page