Energia de Outono



O verão está oficialmente encerrado!

Os churrascos, praias cheias, festas de piscina estão terminadas e as crianças regressam à escola.

Os agricultores colheram os tomates e os melões na época alta deles enquanto as alfaces e as folhas verdes emergem nas suas fileiras.


À medida que uma estação passa para a outra também as nossas rotinas de auto-cuidado e das nossas vidas se adaptam à nova estação.



A nossa energia é um reflexo da Natureza


Como herbalistas ou fitoterapeutas aprendemos rápido a importância de reconhecer e acompanhar os ciclos da vida. Os ritmos das funções do nosso corpo, o cultivo e a colheita de medicamentos vegetais, movimentos lunares e outros movimentos planetários e claro, as mudanças de estações.


As estações do ano são fundamentais para muitos sistemas de cura uma vez que a nossa energia e a energia de certas estações podem promover a regeneração ou a inflamação de certas condições sejam elas físicas, mentais ou emocionais.


Somos um organismo complexo e também completo como a Natureza , e por este motivo a calibração do nosso corpo pode ter a chave na energia e medicina natural presente em cada estação do ano.

Dependendo da época do ano, tradições culturais e constituição individual, diferentes tónicos e alimentos medicinais podem ser consumidos para estimular o corpo a fazer aquilo que ele faz melhor...regenerar-se!


Esta abordagem herbalista talvez seja mais notável na medicina Ayurveda e na Medicina Tradicional Chinesa , mas também é um aspecto importante na medicina herbalista ocidental.


Em climas temperados, o início do Outono traz mudanças específicas no ambiente. Conforme os dias ficam mais curtos e as noites maiores, a temperatura fica mais fria, as folhas das árvores caem e as plantas murcham depois de produzir os frutos do verão. Assim a energia contraí e direcciona-se para dentro nutrindo as raízes para que a planta sobreviva. À medida que os dias avançam do Verão para o Outono e , eventualmente, para o Inverno, a quietude e a tranquilidade instalam-se, e estas são as energias de Outono no seu melhor que tanto adoro.


Na medicina tradiconal Chinesa, esta estação marca o início da parte Yin do ano. No Ayurveda, o Vata que se acumula durante o Verão assume controlo no Outono, e vemos isso no carácter fresco e seco da estação.

Como Humanos, que também fazemos parte da Natureza, não somos separados de nenhuma dessas mudanças. Somos afectados pelo clima, pela disponibilidade de alimentos sazonais e a actividade reduzida do ano.




Self-Care de Outono


Quando nos conectamos à Natureza, pudemos utilizar as alterações energéticas para nos equilibrarmos.


O Outono é uma época para nos reunirmos e reflectirmos sobre a colheita das estações mais quentes e nos alimentarmos dela. Estes alimentos são ricos em vitamina D pois foram alimentados pelo sol e sendo a Natureza sábia, ela sabe que é essa vitamina que irá baixar no nosso corpo nos meses mais frios e por isso ser importante consumir as colheitas de verão nesta altura.


É um momento de reflexão e começar a interiorizar enquanto nos preparamos para o resto do ano. Depois de todas as actividades exaustivas do verão é altura de ir mais devagar, cuidar do nosso corpo e de nossas coisas para ter a energia e alimento que necessitamos para passar por um inverno escuro, frio e húmido.


O ambiente mais fresco e seco pode fazer com que a nossa pele fique mais seca e ressequida e o nosso cabelo pode precisar de mais hidratação.

Para cuidados do rosto, aconsel