top of page

Samhain e 8th Aniversário Sente Senas

Na Cultura Celta, desde a noite de 31 de Outubro até dia 1 de Novembro ao pôr do sol,era a data que marcava o inicio do inverno e o final do ano.

Acreditavam que na noite de 31 de Outubro, os espíritos, fadas e outras entidades não humanas, estavam mais perto da terra e muitos aproveitavam esta altura para pedir conselhos, sorte para suas colheitas e orientação, em troca de oferendas.

Outros com medo, mascaravam-se para afugentar os espíritos maus mas também faziam oferendas para não ofende-los e garantirem sorte para o ano seguinte. As oferendas eram os vegetais que colhiam na época como é o caso da abóbora que colocavam como oferta á porta de suas casas.

Nesta noite faziam fogueiras enormes e deixavam cadeiras vazias em redor para receberem os seus entes queridos já falecidos.

Entre o dia 31 Outubro e o dia 1 de Novembro até ao pôr do sol celebrava-se então o Festival Samhain também ele activamente celebrado ainda hoje pelo Movimento/Religião Wicca.

Wicca é sem dúvida o movimento espiritual que mais vai de encontro tanto com o meu trabalho como com as minhas crenças e princípios.

A Natureza é a fonte de inspiração, adoração e ingrediente das poções mágicas- exactamente como se passa comigo, a Natureza é de onde me inspiro, pela qual tenho grande adoração e faço poções mágicas - As Senas :)

O Samhain inicia a época que a Natureza " morre" e encerra o ciclo do ano e é também quando se começa a preparar as sementes para germinar de novo as plantas. Tal como na Natureza, isto é também o que acontece com as pessoas, ou deveria acontecer...nesta altura do ano é a indicada para estarmos mais em casa, mais interiorizados e trabalhar mais connosco próprios e menos com os estímulos exteriores.

Assim, dia 31 á noite acende uma vela, envia-lhes luz e amor, pede protecção e agradece...sempre !

É também um óptimo dia para colocarmos a intenção de largar o que já não nos serve assim como as árvores libertam as suas folhas!

Escreve o que queres largar e repete

" Assim como as árvores também eu sou capaz de deixar ir o que não me serve!"

e quando sentires que estás a ressoar com o que dizes queima esse papel!

No seguimento desta história da Natureza o que vem ai agora dia 1 é o dia Mundial do Veganismo and Guess What? A maioria das Wiccas são também vegetarianas pois a lei Wicca é "Faça o que quiseres, desde que não faça mal a nada nem a ninguém". E logo de seguida o 8th Aniversário do Sente Senas, dia 3 de Novembro! Por isso esta altura do ano é mesmo de celebrar e para partilhar convosco temos: - Portes grátis em correio normal em todas as encomendas entre dia 30 de Outubro e 3 de Novembro ( Nas opções de envio esta é a última opção) - 20% de Desconto em todos os produtos em stock na nossa loja online Código: SenteSenas2023 E...... tan tan tan um sorteio em todas as encomendas de valor superior aos 30 Euros de um Cabaz ORIGINAL SENTE SENAS que criei com muito amor,especialmente para esta celebração :) NÃO HÁ CÓPIAS DESTES PRODUTOS, SÃO TODOS UM EXCLUSIVOS DESTE SORTEIO. É UM CABAZ PARA RITUAIS !! Ritual para mim é qualquer gesto que contenha uma intenção e presença total enquanto fazemos qualquer coisa. Claro que existem objectos,plantas, aromas e acções que promovem essa presença mental e reforçam a concentração na intenção.

E para ajudar a manifestar as tuas intenções tens neste cabaz incluído:

Uma vela aromatizada apenas com óleos essenciais e cera de arroz

Os óleos essenciais presentes e suas propriedades metafísicas:

Cedro : Excelente para suavizar transições de todos os tipos, principalmente a perda de entes queridos, amigos ou o fim de um relacionamento. O aroma do cipreste pode conferir conforto e consolo.

Incenso: Resina ancestral usada em muitas religiões e rituais: É uma planta poderosa a manifestar atracção da abundância de amor, purifica, relaxa e melhora a conexão espiritual. Promove maior consciência e é ideal usada antes da meditação.

Ambar: um dos tesouros mais antigos e mais cobiçados do mundo, um "Ouro do Mar" intrinsecamente formado por luz e vida, um talismã de beleza, proteção e renovação com propriedades mágicas e medicinais. O âmbar é um purificador natural, estimado por sua capacidade de extrair dor e desconforto do corpo físico, bem como da mente e do espírito, absorvendo energias negativas ou estagnadas e transformando-as em energia clara e positiva. Isso estimula os mecanismos do próprio corpo para se curar. Aumenta a vitalidade e ajuda na regeneração dos tecidos

Utilização

Usa esta vela para meditação. Foca o teu olhar na chama durante alguns segundos ou minutos e quando fechares os olhos tenta visualizar a imagem da chama, assim que perderes a imagem na mente, volta a abrir os olhos e regista a imagem da chama novamente. Repete este processo durante o tempo que conseguires, mas para que sintas os efeitos pretendidos de relaxamento e domínio dos pensamentos, no mínimo faz esta meditação durante 15 minutos.

Uma tocha artesanal para defumar ( purificar e limpar a energia) de espaços, objectos ou pessoas feita de plantas purificadoras:

Sálvia : há muito tempo são usada para conexão ao reino espiritual ou aumentar a intuição. Para os curandeiros e leigos nas culturas tradicionais, o sábio em chamas é usado para alcançar um estado de cura - ou para resolver ou refletir sobre dilemas espirituais.

Mirra : Desperta a consciência da realidade espiritual por trás da nossa existência quotidiana. Acalma os medos e acalma as ansiedades sobre o futuro. Auxilia na meditação e cura do corpo físico.

Alecrim : Usado em Rituais e criação de feitiços para promover amor, vida longa e felicidade. Cheire o óleo essencial para limpar sua mente consciente e melhorar sua memória. O alecrim era tradicionalmente queimado nos templos gregos como uma oferenda às deusas e deuses.

Utilização

Deve queimar a ponta da tocha e deixar apenas o fumo não a chama; direccionar o fumo com a mão para os objectos, pessoas ou espaços que deseja purificar. Deves estar consciente da intenção da limpeza enquanto espalhas o fumo. Pode ser usada várias vezes; quando já tiveres purificado o que desejas apaga completamente a tocha.

Sais de banho para limpeza energética com: Sal dos Himalaias : Utilizado para banhos de descarga - o seu elemento principal, o sal grosso, é um excelente condutor eléctrico e «absorve» muito bem os átomos carregados de carga negativa, a que chamamos íons. A função do sal é eliminar todas as energias negativas que entraram na aura da pessoa. A água em união como o sal «lava» toda a aura, desmagnetizando-a de tudo o que é negativo.O Sal Rosa dos Himalaias é extraído nos depósitos milenares de sal que data de há milhares de anos, quando o mar chegava às montanhas dos Himalaias. A cor rosa vem dos índices elevados de minerais. Mirra : ajuda na limpeza e purificação da alma. Ela trabalha na auto-estima e clareza dos pensamentos. A Mirra é um purificador, revitalizante e estimulante, ajuda a expressar os dons e a perceber os aspectos sagrados da vida. A Mirra ajuda a perder o medo de mudanças. Incenso : Desde a Antiguidade que em quase todas as civilizações, através das suas tradições liturgicas, se empregam as Resinas como formas ritualistas de Limpeza e Purificação de pessoas e de espaços, bem como na sua utilização para também se atrair e chamar a Boa Sorte e Prosperidade. Óleo essencial de lotus : usado para trabalhos mágicos e envolvem espíritos e amor; é usado para invocar a Lua e o Elemento da Água. Como fazer o banho: Ferver um litro de água. Quando a água começar a ferver desligue o fogo e acrescente um punhado dos sais. Deixe a água arrefecer. Quando a água estiver fria leve para a banheira o recipiente. Tome o seu banho normalmente, no final, entorne esta água do pescoço para baixo.

Um caderno feito á mão Sente Senas para registares intenções, meditações ou o que quiseres na verdade. Podes usa-lo no Ritual de Lua Nova :) Se ainda não fazes o Ritual de Lua Nova vê as nossas instastories highlights que explico exactamente como o faço todos os meses. Bom feriado a todos com muito amor e de conecção ! Happy Samhain! Muitas intenções boas e boa sorte para o sorteio Com Amor, Joana

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page