top of page

Solistício de Verão


Honra a tua luz interior


O solstício de verão chegou e com ele a lembrança de celebrar a luz nutritiva do Sol e a luz dentro de cada um de nós.


Durante o solstício de verão, o Sol atinge o ponto mais alto no céu e nos oferece o dia mais longo do ano.

Este ponto marca a segunda fase da jornada da Terra ao redor do Sol, que começa com o Equinócio da Primavera.

Energeticamente, é parecido à Lua Crescente, o que significa um momento para nutrir as sementes plantadas na primeira fase.


Durante séculos, as pessoas reconheceram o poder de se alinhar com as fases anuais do Sol, honrando os Equinócios e Solstícios e construindo monumentos, como Stonehenge, em sua homenagem.


Quando a luz do Sol rompe a escuridão no dia do solstício de verão, ela atinge este monumento diretamente no centro, iluminando cada pilar como uma ferradura mágica. Durante o Solstício de Inverno, o sol põe-se diretamente entre as maiores pedras deste misterioso pedaço da história. Muitos outros monumentos e maravilhasa ancestrais, incluindo as Grandes Pirâmides do Egito, também se alinham com as quatro fases do Sol, mostrando a importância desses tempos para as civilizações em todo o mundo.


O que poderia ser tão importante nestes momentos do ano para que pessoas dedicassem uma vida inteira a construir estes monumentos para honrar estas passagens?




O ciclo do Sol representa o ciclo de nossas vidas e reflete o fluxo natural de energia que se move para dentro e para fora.


Há tempos para crescer, tempos para pausar, tempos para perder e tempos para aprender.


Assim como nos alinhamos com a jornada da Lua todos os meses, podemos nos alinhar com a jornada do Sol ao longo do ano.


Nos dias de hoje sabemos que é com o movimento da terra e não do sol que estamos alinhados, mas ainda assim não deixa de ser um ciclo poderoso a ser honrado.



Enquanto o Equinócio da Primavera inicia esta jornada e representa novos começos, o Solstício de Verão representa o próximo passo deste ritmo divino.


Ele acontece sempre no início da temporada do Sol em Carangueijo,um signo que gosta de nutrir o lar , a família e estar sossegado no seu canto. Assim o Solstício de Verão lembra-nos de voltarmos para dentro e encontrarmos o alimento necessário para crescer e evoluir.



É um momento de fazer uma pausa e esperar que a energia plantada na primavera atinja a plena floração.


Se a primavera representa ação, o verão representa paciência. Devemos desenvolver segurança e confiança em nós mesmos de que o que colocamos em movimento anteriormente está correto, mesmo que passemos por alguns momentos difíceis.

O nosso percurso está definido neste ponto, precisamos apenas alimentá-lo e encontrar propósito dentro do seu processo.


O solstício de verão representa a transição da ação para a alimentação, que é exatamente o que o Sol nos dá durante as longas noites de verão, tanto para nossas colheitas reais, mas também para a jornada contínua que percorremos da escuridão para a luz.


O verão lembra-nos que há esperança no mundo, que a luz interior pode ser espalhada até os confins do mundo e inspirar outras pessoas.


Podemos nutrir os outros, assim como o Sol nos nutre.


O verão torna-se um momento para trabalhar em nós mesmos e na nossa capacidade de ser a luz e encontrar significado na nossa jornada, mesmo quando parece incerta.


Este é o ritmo da natureza; novos começos transitam para um período de incerteza. Durante este tempo, é fácil sentir ansiedade e preocupação. Grandes mudanças também fazem com que velhas energias venham à tona e a escuridão pode facilmente tomar conta de nossa mente.


O verão é a hora de desenvolver a fé na nossa vida, esmagar a escuridão com luz e confiar que, assim como o sol, vamos nascer a cada dia, não importa o que a vida nos traga. Ao honrar este dia de luz, colocamos energicamente em movimento um período de despertar na nossa consciência que dura todo o verão até ao Equinócio de Outono.



Aqui estão algumas maneiras de se alinharem com este dia e aproveitar esta energia para realçar a luz dentro de ti.






Honra as quatro direções - Norte Sul Este Oeste


Elas representam as estações e seus equinócios e solstícios correspondentes.

Ao reconhecer e pedir orientação a elas, alinhamos-nos com o ritmo divino e cíclico da Natureza.


Esta prática pode ser feita a qualquer hora do dia no Solstício, mas é melhor fazer ao nascer do sol.


Começa colocando quatro velas cada uma nas quatro direções (podes usar uma bússola para marcar estes pontos).


Antes de começar, expressa verbalmente que estás aberto para receber orientação e intuição, abrindo a tua consciência.


Acende cada vela enquanto de frente para essa direção enquanto fechas os olhos e meditas na energia dessa direção.


Permite que as informações fluam... continua o mesmo processo em todas as direções.

Regista o que cada uma trouxe para ti de informação.


  • O Este é representado pela primavera e novos começos. Reflecte sobre o que iniciaste nos últimos 3 meses e quais novas oportunidades surgiram no teu caminho.


  • Sul é a direção do verão, descansa, encontra o teu propósito e direção. Reflecte sobre o significado maior da tua vida e onde deves concentrar a tua energia e reforçar a tua atenção.


  • Oeste é a direção do outono, onde o sol se põe, representa a altura de ir para dentro, desintoxicar e deixar fluir. Pede sabedoria para saber quando deixar ir, quando libertar e quando segurar.


  • Norte representa inverno, sabedoria e proteção. Pergunta que conhecimento necessitas para a tua jornada. Reflecte sobre a tua linhagem e o caminho que a tua energia percorreu ao longo da vida.






Define as intenções de verão



O solstício de verão é um dia carregado de energia e importante para definir intenções. Direciona as tuas intenções sobre os temas desta fase, que são paciência, nutrição e confiança.


Cria declarações poderosas de “eu sou” que reflitam essas qualidades e o desenvolvimento delas.


Inclui declarações de “recepção” que te abram para receber as energias disponíveis neste dia.


Exemplos;

“Estou aberto a receber nutrição e crescimento” ou “Sou capaz de receber a energia necessária para desenvolver confiança em minha vida”.


Define as tuas intenções e lembra-te continuamente delas durante todo o verão.






Gratidão



Expressar gratidão é benéfico todos os dias, mas especialmente num solstício.


Escreve declarações de gratidão por tudo o que tens e tudo o que desejas que apareça no teu caminho.


Parte do processo de manifestação é realmente sentir gratidão pelo que queremos antes mesmo de tê-lo.


Através deste ato, estamos a dizer ao universo que confiamos que os nossos desejos serão realizados e o próprio ato chamará a energia que desejamos.


Pratica estes rituais se possível na manhã do Solstício de Verão e sente-te nutrindo a tua luz interior.


Mantém este sentimento durante todo o verão, enquanto te alinhas com a jornada da Terra e do Sol.


Seja como for que escolhas comemorar este dia, certifica-te de passar algum tempo a sentir os raios do Sol no teu rosto e se ele tiver coberto senta-te no exterior à mesma aprendendo a ficar totalmente na luz da tua própria existência.




Nos meus rituais utilizo sempre O Witch Mist para purificar o espaço. Os Divine oils para alinharem a minha energia e nos dias que sinto de limpeza energética os sais Shanty Soaks!


Feliz Solistico e verão a todos!

Com Amor

Joana




92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page